PERFIL | As revoadas de Marta Manente
12/08/2019

VOLTAR

Um dos nomes expoentes do design brasileiro com destaque e reconhecimento internacional


Marta Manente é, sem dúvida, um dos nomes expoentes do design brasileiro com destaque e reconhecimento internacional. Incansável, está sempre criando novidades para várias empresas líderes de mercado, como a Starmobile Estofados de Garibaldi, na Serra Gaúcha.

Ano passado, depois de fazer parte da Be Brasil, no ISaloni em Milão, partiu para Nova Iorque onde participou pelo terceiro ano consecutivo do ICFFNY, a elegante plataforma global do design, apresentando cinco coleções, incluindo as suas mais recentes criações, as luminárias Noce e, claro, seu aclamado balanço Revoar, quase uma logomarca do seu trabalho, focado no design conceitual e sustentável para produção em larga escala.

O ano de 2018 foi, mesmo, bem movimentado para a moça. Em setembro, num coletivo de designers brasileiros apoiados pelo Projeto Raiz, Marta participou da mostra “O sentar do brasileiro”, na Embaixada do Brasil em Londres. E no finalzinho do ano, em novembro, ainda marcou presença na edição de estreia do Festival HUB, da Interprint, expressivamente no Edifício SANAA, patrimônio mundial da Unesco, em Essen, na Alemanha – uma construção que combina a herança industrial com a idade moderna, considerada uma obra de arte arquitetônica. Tudo isso, depois de assinar contrato com o maior e-commerce dos EUA, onde já possui uma vasta coleção de seu portfólio sendo comercializada ali: o 1STdibs.

E foi só? Não. Marta foi convidada a realizar a primeira Mostra Vinho + Design criando uma galeria de Design a céu aberto, entre vinhedos do

Wine Garden da Vinícola Miolo, durante a temporada de inverno, de julho a setembro do último ano. “Este conceito foi inspirado na tendência europeia de agregar o vinho e o design, que juntos estimulam sentidos únicos aos seus apreciadores”, conta a designer, que ofereceu aos visitantes da vinícola a experiência inusitada de explorarem o belíssimo jardim da vinícola contemplando e experimentando suas obras.

Completando 20 anos de carreira, a designer, formada em Tecnologia de Produção Moveleira e pós-graduada em Design de Produto, com ênfase em móveis, também exerceu o cargo de Professora de Especialização de Design na Universidade de Pordedone, na Itália. À frente há mais de uma década do Studio Marta Manente Design, em Bento Gonçalves, atua com assessorias de design de produto, marketing industrial e decoração de interiores - residencial e corporativo. Em seu currículo constam, ainda, premiações como a do Objeto: Brasil /2016 e IED (Instituto Europeu de Design), com seu sofá Flag. Além de importantes exposições em feiras internacionais, inclusive em Tokio, e nas embaixadas brasileiras nas cidades europeias de Roma, Paris, Estocolmo e Londres. É integrante do seleto grupo de designers brasileiros do Projeto Raiz.

Balanço Revoar indoor. O projeto é iniciado a partir de fios de couro, que valorizam o trabalho manual de diversas técnicas artesanais como: tranças, cordão, corrente e franjas. As correntes do balanço foram representadas de forma tridimensional com tranças de couro e fio de aço interno. As franjas, muito usadas na moda, traz o efeito visual no movimento do voo do balanço

A coleção Lampadari é o encontro feliz entre a arte do vidro de Murano e o estilo contemporâneo, um design original que combina com diferentes estilos de mobiliário. “A peças testemunham o potencial criativo dos vidros soprados, trazendo luzes difusas para uma iluminação emocional, alterando cores e reflexos de luz em movimento”. Segundo a autora, são peças únicas e artesanais criadas em fornos estilo venezianos e manuseadas pelos mestres vidraceiros brasileiros. Uma mistura elegante e contemporânea de materiais como madeira, vidro, metal e couro, a coleção traz diferentes dimensões e formas de luminárias de mesa, pendentes e terrários. “A singularidade desta coleção, inspirada nos vidros de Murano, é um verdadeiro prazer dos sentidos, da arte e da tradição”, pontua Marta.

“Torna-se tão difícil de?nir a arte, pois da mesma forma que nós seres humanos somos únicos, ela também é”, diz Marta ao apresentar sua Mesa de Jantar Unique. Trata-se de é um produto onde a madeira encontra outros materiais como couro, com costura em pespontos, e detalhes slim em chapa de aço carbono. Detalhes que trazem o seu estilo autoral de conceitos sustentáveis, valendo-se sempre do trabalho manual. Esta é outra novidade lançada na Abimad pela Starmobil.

“O mundo atual coloca a natureza não apenas como um implemento, mas sim uma obrigatoriedade. O design, visto como uma ferramenta de geração de valor positivo, transforma formas naturais em beleza. Fusão entre o processo industrial e o conceito natural. Ela explora o desejo de desconectar-se e descobrir o lado primitivo e natural de cada um”. A coleção Noce é produzida com materiais naturais como madeira reflorestada de marfim e palha sextavada, criando uma atmosfera com forma, movimento e transparência. A luz difusa confere uma experiência lúdica e tátil, tornando ambientes acolhedores.

Feminina, delicada e prática. A Poltrona Flor possui linhas sinuosas traduzindo a essência de bem-estar à peça. Com pés giratórios, sua vista lateral remete a pétala de uma flor. Os detalhes em madeira natural emolduram os braços que imprimem força e personalidade no desenho, trazendo conforto e fluidez à poltrona. “É o resultado de quando a alma brasileira se expressa em forma de design e poesia”, enfatiza a autora.