O cinza que virou verde
20/08/2020

VOLTAR

O projeto da Via Verde está transformando os pilares do viaduto de uma rodovia movimentada em área verde


Por Maria Cecília Maciel

A perda de áreas verdes é um processo irreversível. A área urbana da Cidade do México possui apenas 3,7 m2 de área verde por habitante, o que significa um déficit de 40 milhões de m2 de áreas verdes para atender aos padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Em um esforço para lidar com altos níveis de poluição do ar e melhorar a paisagem, a Cidade do México está desenvolvendo um projeto chamado "Via Verde". Cerca de 60.000 m2 de jardins verticais estão sendo instalados em mais de 1.000 pilares de uma movimentada rodovia, cobrindo uma distância de 27 km. Esta iniciativa liderada por cidadãos, financiada por doadores e pelo governo local, funciona em colaboração com o workshop VERDEVERTICAL do México e transforma a Cidade do México em um modelo internacional. Em uma cidade onde 6 de 10 residentes sofrem de alguma doença respiratória devido à má qualidade do ar, estes jardins se transformam em um novo pulmão verde, gerando oxigênio, além de absorver poluentes e até mesmo ajudar a moderar o ruído do tráfego.

A instalação dos jardins verticais não afeta a estrutura dos pilares, pois eles são sobrepostos em estruturas de metal pré-fabricadas. Os quadros são anexados aos pilares com uma série de anéis de metal periféricos. As plantas não crescem no solo, mas em um tecido hidropônico com uma densidade especial que permite que as raízes das plantas se entrelaçam no tecido. Um sistema automatizado de irrigação de água pluvial que pode ser monitorado remotamente, via GSM, garante que a vegetação permaneça em um estado ideal. Para que as hortas retenham esse estado a longo prazo, as espécies vegetais utilizadas são de alta resistência, baixo consumo de água e adequadas às condições do entorno, exigindo o mínimo de manutenção possível.

BOX

VIA VERDE: O QUE É

É considerado o maior projeto de construção urbana do mundo que aborda problemas estruturais com a inovação ambiental. Um projeto autossustentável, financiada por doadores e pelo governo local. Mais verde, mais saúde e bem-estar humano.

 

BENEFÍCIOS

Social: é uma fonte de geração de emprego com uma causa social.

Psicológico: mais verde significa mais bem-estar: corpo e mente sãos.

Ambiental: além de decorativo, o verde melhora a qualidade do ar, diminui o ruído, regula a sensação térmica e diminui o estresse.

Imagem urbana: transformação do cinza em verde.

 

CARACTERÍSTICAS

Sustentabilidade: os substratos têxteis nos quais o jardim vertical é plantado, são feitos de PET reciclado com a densidade exata para permitir o seu desenvolvimento ideal e simular um substrato natural.

As espécies de plantas são selecionadas com critério e consciência.

Sistema de irrigação 100% automatizado eficaz.

Não há nenhum impacto no concreto das colunas, já que as plantas não crescem no solo, mas em estruturas hidropônicas pré-fabricadas.

 

INSTALAÇÃO

Cada grupo de 50 colunas é controlado por uma sala de máquinas de onde monitora e fornece os elementos necessários para o desenvolvimento adequado dos jardins.

Da sala de máquinas, as informações são transmitidas para o centro de controle, que é analisado em detalhes todos os dias.

Estrutura 100 % pré-fabricada: inovação, facilidade e rapidez.

A instalação de hortas verticais é realizada nas horas de menor tráfego na semana, priorizando a segurança tanto dos trabalhadores quanto dos usuários das vias públicas.

 

MANUTENÇÃO

Uma equipe alta e tecnicamente treinada supervisiona os jardins diariamente, limpa e seca e é responsável por substituir as plantas quando o ciclo terminar.

É um projeto inteligente, no qual sensores, que medem as condições dos jardins, transmitem dados para um sistema operacional (software) que, por sua vez, verifica se cada painel está funcionando de forma eficiente, permitindo a intervenção à distância.

As informações coletadas são analisadas em grande detalhe, diariamente. Cada coluna é identificada em sua base com um código, com a intenção de manter uma comunicação mais direta com os usuários.

Além dos diferentes níveis de monitoramento automatizado, bem como das câmeras de vídeo que observam os jardins, qualquer cidadão pode entrar em contato com a Via Verde para relatar algum problema.