Sob medida: clássico e versátil
03/02/2021

VOLTAR

Transformar uma casa de sonhos em realidade foi o desafio das arquitetas Fabiana Villela e Chris Furini


Como você imagina uma casa de boneca? Rosa, puxando para o barroco e com mimosos objetos de decoração? Esta residência desenhada e decorada pelas arquitetas Fabiana Villela e Chris Furini tem tudo isso e muito mais.

A construção de 396m² é a materialização de um sonho de muitos anos da proprietária nos mínimos detalhes. Sem errar a mão, as profissionais conseguiram balancear o estilo barroco com toques neutros e contemporâneos. Um desafio e tanto!

O teto rebaixado para acomodar a iluminação embutida, o chão em porcelanato cinza, assim como as portas, os rodapés em PVC e armários da cozinha conferem alguma sobriedade à obra. Em contraponto, as paredes com boiseries, a grade (guarda-corpo) da escada, os lustres de cristais, os móveis estilo Luís XVI e o sofá marsala - estrela da sala de estar - deixam tudo mais divertido. Juntos, todos os detalhes resultam em uma combinação sofisticada e única.

“O papel de parede dá aconchego, finaliza, envelopa, dá acabamento na decoração... é a cereja do bolo e está todos os cômodos, assim como as televisões escondidas no armário/espelho”, revela Fabiana Villela.

Mais opções

Um dos diferenciais dessa residência é a integração opcional entre os ambientes. Cozinha, área gourmet, sala de estar e de jantar dividem o espaço social no andar térreo. Porém, quando necessário, é possível separar cada um deles com divisórias de vidro e cortinas de gaze de linho para entrar a luz natural e ainda manter a privacidade.

Além da versatilidade, a casa aproveita também as vantagens da tecnologia. As cortinas, a iluminação, a climatização, o som e até a irrigação dos jardins são automatizados. O gasto de energia extra é compensado pela instalação de sistema fotovoltaico.

Detalhes

À primeira vista, o visitante já recebe pistas e tem um gostinho do romantismo da obra. As janelas têm gradil elegante exclusivamente desenhada para elas. A platibanda e as molduras na fachada seguem o clássico. O jardim trabalhado em topiaria dão um toque delicado à entrada, que tem também pisograma e petit pavê.