Casa Hollway / Daniel Marshall Architects

VOLTAR

Manukau, Auckland, Nova Zelândia


Traduzido por Camilla Sbeghen

 
Do arquiteto. O terreno é uma larga faixa de uma rua suburbana em Mellons Bay, que possui uma vista sobre um penhasco de pedra de onde se observa as ilhas do golfo. O local se mistura com o piso da rua, adaptando-se a um curso natural de água de manancial que corre por dois terços do terreno.
 
 
 
Condições prévias

Uma casa retangular existente, da década de 1960, de dois andares, estava localizada no local, atravessando-o e bloqueando qualquer transição visual entre a rua e o mar. A casa estava em um péssimo estado, em grande parte devido a falta de diálogo e proteção a respeito do curso d'água que cruzada sob ela. Havia sido mal projetada, ignorava a paisagem, além de estar em um surpreendente nível de abandono. 

 

 

Desenho

A nova casa foi desenhada para um interessante casal com 2 filhos grandes. Apesar da atrativa orla marítima do local, recuou-se o projeto da borda, evitando o gesto extremo, para deixar livre a paisagem e seu compromisso com o mar.
If you wanna buy high quality UK super clone cartier watches, you cannot miss this website.

You can find best quality but cheap US patek philippe replica watches on this website. Just place an order online.

 

 

Conceitualmente, a casa consta de dois elementos oblíquos e transpassáveis, um sobre o outro, que se mantém em êxtase por um elemento de conexão que atravessa o corte da 'paisagem reconstruída'. A localização e a geometria derivaram de uma investigação paramétrica do local em términos de fluxo de água, desde o caminho ao mar. Isto se articula por uma série de caraterísticas da água que ao descer, através do pátio, no centro da casa, e se conecta a corrente de água natural inferior. 

 

 

Considerações ambientais

1)  Reutilização adaptativa. Grande parte da casa original foi reciclada e reutilizada no local. As tábuas de madeira foram utilizadas na construção, as vigas de aço e o revestimento de pedra do sótão original, no paisagismo. Um carvalho que estava no local foi cortado e sua madeira utilizada nos móveis da cozinha;

 

 

2)  Coleta da água da chuva: a água pluvial é recolhida e armazenada em um tanque de 3.500 litros sob a casa - utilizando a área do porão da moradia original;

3)  Energia solar: a energia solar é utilizada para aquecer a água da moradia;