PROJETO TOP - Arquitetos: Luis Alfredo e Luciana Rogério

VOLTAR

Uma equipe em plena sintonia marcou essa obra, realizada pelos arquitetos Luís Alfredo e Luciana Rogério: engenharia, paisagismo, automação e uma mão


A dupla de arquitetos Luís Alfredo e Luciana Rogério foi procurada por uma família, casal e duas filhas, para projetar uma casa de condomínio. “Eles queriam uma residência bem ampla, integrada, priorizando área social e de lazer, pois gostam de receber os amigos. E nos deram muita abertura para criar”, conta Luís Alfredo, que pôde opinar até na escolha do imóvel. “Fomos sondados sobre a possível troca do terreno escolhido por outro maior, que permitia mais possibilidades, e prontamente concordamos”.

O arquiteto lembra que foi uma entrevista bem detalhada, de um dia inteiro, em meio a aperitivos, cafezinho, bate-papos animados, um clima que perdurou por toda a obra. O terreno veio com suas diretrizes, tais como insolação, metragem, localização – bem privilegiada, diga-se de passagem. “Trata-se do último lote da rua, sem vizinhos na lateral esquerda, o que nos levou a projetar a casa voltada para este lado, mais privativo. Como o lote é de esquina e termina com um bico, criamos uma pérgola curva, onde é possível estacionar o carro. Deu um charme especial à fachada e pode ser avistada desde o começo da rua”.
You can buy forever UK fake watches for sale online.

Using little money can buy top US breitling replica watches from this Swiss online store. You buy, you earn!

A pérgola curva deu um charme especial à fachada.

 

A área irregular e de grande metragem permitiu desenvolver uma fachada bem movimentada, apesar da casa ser 95% térrea. “Muitas pessoas acreditam que um projeto térreo tem de ser necessariamente achatado, sem graça, mas é possível trabalhar a volumetria, aumentando os pés direitos internos. Neste caso, jogamos o único cômodo do segundo pavimento sobre a garagem, o que tornou a fachada ainda mais imponente. Quem vê de fora pensa que ela tem dois andares”.

Dois blocos separam a parte íntima do social e lazer. No hall de entrada é possível acessar os quartos por uma porta e o home theater/office pela escada. “No meio da construção, os proprietários decidiram que queriam um home theater isolado, com projetor e sistemas acústico, de iluminação e automação. Nosso desafio foi escolher o melhor local para instalar este ambiente dentro da casa, já coberta. Então, criamos este ambiente sobre a garagem acessado por uma escada, toda em Nanoglass. O engenheiro havia previsto uma estrutura para suportar um andar superior, apenas a reforçou. E ali também ficou o escritório da residência”.

O hall  com pé direito duplo e uma porta de entrada com 6 metros de altura.

 

O hall é o único espaço com pé direito duplo, e a porta de entrada ficou à altura, literalmente: com 6 metros. Além da volumetria, as alturas do pé direito na parte interna, outro ponto alto do projeto é a amplitude e integração dos espaços social, lazer, piscina e jardim. Uma porta extensa liga a sala de jantar e estar à varanda gourmet e área externa, tudo no mesmo nível do piso. Quando aberta, todos os ambientes ficam ao alcance dos olhos. “A cozinha interna não tem portas para permitir mais integração, ainda”.

Essa amplidão exigiu consideráveis aberturas. “Trabalhamos com vários vãos na casa, fora de padrão. Portas de 2,5 metros de altura, quando o padrão convencional é de 2,10 metros”. Todos as esquadrias são em PVC e portas de acesso aos quartos e banheiros são de madeira, laqueadas de branco.

Acompanhados de perto pela proprietária, os arquitetos desenvolveram a decoração de todos os cômodos. “Foi um trabalho longo, de busca, pesquisa, teste de móveis e objetos no local, escolha de tecidos, tapetes... Visitamos várias lojas e cidades à procura do que combinava com a proposta do projeto. Também desenvolvemos alguns móveis sob encomenda, como o rack do home theater, todo feito em tapeçaria de couro, o que ajudou na acústica do espaço”.

O bem equipado home theater também acomoda o home office: únicos ambientes do piso superior.
Where can you buy aaa quality Fake Rolex Watches Outlet? Our Swiss fake watches online store can be a good choice.
best quality Breitling Replica Canada with Swiss movements are worth having.

 

A casa inteira é automatizada. E toda a iluminação, dimerizada, foi cuidada ponto a ponto, possibilitando criar várias cenas. Com o iPad e iPhone, pode-se controlar áudio, vídeo, persianas e cortinas, ar-condicionado e aspiração central. “Todos os cantos foram cuidados com muito carinho. Os móveis, selecionados a dedo, a composição dos objetos, tudo respeitou o layout pré-definido lá no início”.

A mesa de jantar mede de 2.20 metros e acomoda 12 cadeiras. Sobre ela, um lustre Baccarat de 24 braços pende do teto a 4,5 metros do chão, a mesma altura das cortinas que colaboram com a sofisticação e imponência do ambiente. Na varanda gourmet, onde também está a churrasqueira, há outra grande mesa de quatro metros de extensão, de madeira de demolição, e um projetor embutido (no teto ou parede?). “De repente, estamos num grande salão de festas. É maravilhosa essa sensação”, diverte-se Luís Alfredo.

Uma área externa completa: piscina com revestimento de pedras, iluminação, cascata, deck de madeira, spa e um bem cuidado paisagismo.

 

A área externa é um show à parte. A piscina, totalmente de frente para o lazer, é a atração da casa. Traz revestimento de pedras, iluminação, cascata, deck de madeira, spa, tudo envolvido pelo belo paisagismo. “A cliente queria um jardim com cara de já formado há tempos. Então, todas as plantas e palmeiras chegaram com porte grande, bem altas”.

Do outro lado da casa, na área íntima, alcançada por um grande corredor, há quatro suítes: uma para cada filha, a do casal e o quarto de hóspede. São cômodos bem amplos, cada qual com sua própria decoração. A entrada da suíte do casal é feita pelo closet, que por sua vez dá acesso ao banheiro, sem precisar passar pelo dormitório, ao fundo. “Isso é muito bacana porque você acorda, troca de roupa, escova os dentes, sem incomodar o parceiro”.

Na varanda gourmet, a churrasqueira e outra grande mesa de quatro metros de comprimento, em madeira de demolição.

 

Ali o revestimento dos pisos é de madeira maciça, mais aconchegante e atemporal. “Madeira é madeira, mas para o social e lazer optamos pelo Porcelanato polido de 1,20 por 1,20 metros, com um efeito levemente marmorizado, pela praticidade e beleza. Caiu como uma luva, porque são cômodos amplos e muito altos, comportam grandes formatos”.

Os arquitetos gostam de mesclar materiais orgânicos, naturais, como pedras e madeira, principalmente em projetos contemporâneos.  “São elementos que trazem conforto e vida, o que é importante para evitar um ambiente frio, ainda mais numa casa muito ampla, como esta”, diz o profissional, que não dispensou uma parede verde na sala e criou um recurso especial para camuflar alguns acessos. “Desenvolvemos um grande volume, no hall de entrada, com uma grande placa de pastilhas de madeira para disfarçar a porta que dá acesso aos quartos. Quando fechada, é imperceptível. Também usamos a mesma solução para a parede do projetor e do lavabo”.

Já nas paredes e pisos dos banheiros, optamos pelo Porcelanato polido e detalhes em pastilhas nos mesmos tons, compondo com nichos, espelhos, bancadas de Nanoglass, torneiras e cubas nobres. Na cozinha, toda branca, o Porcelanato escuro, tipo madeira, serve de fundo para contrastar. Os móveis planejados também seguiram os critérios do layout, em termos de materiais, divisórias, cores, espelhos de closet e quarto, entre outros detalhes.

Sobre as impressões finais, Luís Alfredo conclui: “Todas os envolvidos nesta obra, profissionais e empresas, colocaram o coração em busca do melhor. O resultado foi esplêndido”. Para ele, a altíssima qualidade da mão de obra é a chave do sucesso de qualquer projeto.

  

 

Luis Alfredo e Luciana Rogério

 

FICHA TÉCNICA
Luís Alfredo e Luciana Rogério

Projeto Arquitetônico:
Luís Alfredo Marques
Luciana Rogério

Rua Padre Anchieta, 1255
Centro – Franca/SP
16 3403 8324/98134 8610/98151 3636
www.lusaarquitetura@gmail.com

Decoração: Luís Alfredo Marques e Luciana Rogério

 

FORNECEDORES

 

Abece Gesso: & Cia:  Gesso

16 3703 8492

 

Ateliê Decor: Móveis

16 3703 3116

 

Art in Portas: Portas

 

16 99264 3734 | 3720 2004

 

Espaço Casa: Objetos de Decoração

16 3722 0378

 

FScott: Esquadrias de PVC

16 3720 2008

 

Hidromar:  Louças (DECA), Metais e Acessórios

16 3713 2688

 

Lutce: Pendente da Fachada e Sala de Jantar

16 3409 7770

 

Mundial Pedras e Telhas: Revestimento de Pedras da Piscina

16 3705 0001

 

Norbertu’s: Cortinas, Papel de Parede

16 3727 2071 | 99278 7350 

 

Ponto Bello: Piso, Revestimento (Portinari)

16 3721 6939 | 34 3321 6939 | 35 3526 8600