Casa na Represa

VOLTAR

Um grande corpo composto por pórticos de aço carbono formam uma sequência de aneis apoiados no terreno, ora em muros de pedra e concreto, ora em balanço, no mais novo projeto residencial assinado pelo escritório paulistano FGMF – Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz.

Localizado na beira da represa de Jacareí, no interior de São Paulo, a construção dispõe de uma ampla estrutura pré-fabricada que proporciona belas vistas de todos os ambientes de estar. O programa principal da casa contempla sete suítes, salas de estar e jantar, e uma grande área de lazer coberta com vestiário e sauna.

Esse volume linear, com mais de 50 metros de extensão, é recortado em alguns pontos por jardins e decks de madeira que atravessam o corpo. O uso dos deslocamentos do perfil natural do sítio permitiu a criação de patamares através de muros de contenção (com pedra do local ou concreto), que se tornam mirantes para os usuários e servem de apoio à residência.

Os desníveis da topografia ganharam funções específicas no partido, além de abrigar a piscina e o espelho d’água, também proporcionaram a instalação da garagem para barcos, a parte da cozinha e os serviços da casa. Segundo os arquitetos, o restante do terreno foi mantido no seu estado original a fim de integrar a paisagem à arquitetura.

A proximidade da represa e a presença de paineis modulares (de vidro e de madeira) exploram o microclima da região com soluções sustentáveis, como a ventilação cruzada e entrada de luz solar, bem como dinamizam a plástica da fachada envolta pela série metálica.

CASA NA REPRESA
Arquitetura FGMF – Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz Arquitetos – Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz (autores);  Ana Paula Barbosa (coordenador);  Juliana Nohara (arquiteto);  Fernanda Veríssimo, Fernanda Silva, Rodrigo de Moura (estagiários)

Ano 2014
Área do terreno 10.031,15 m2
Área construída 688,20 m2
Local Jacareí, São Paulo

www.fgmf.com.br

GALERIA DE FOTOS