Um espelho de subtilezas à beira Douro

VOLTAR

Um espelho de subtilezas à beira Douro


ArchDaily - Traduzido por Victor Delaqua

 

Cais Turístico e Fluvial da Folgosa / Saraiva e Associados  Fernando Guerra | FG+SG

Cliente:  IPTM-Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, Delegação do Douro 

Área de Intervenção: 1100 m²
With best designs and quality, 1:1 cheap rolex fake watches US are worth having!

Both men and women deserve the cheap Canada replica cartier watches.

 

Na região demarcada do Douro, universalmente conhecida pelo seu vinho e magníficas paisagens, classificadas pela UNESCO como patrimônio da humanidade, situa-se o Cais Turístico e Fluvial da Folgosa, localizado na Régua, ao longo do Rio Douro.

O projeto consistiu na reformulação e requalificação deste Cais Fluvial, que inclui a regularização e tratamento paisagístico da franja de terreno marginal ao rio, com adição de uma rampa de varadouro e criação de uma zona turística.
Waterproof fake breitling watches uk online are available.
Swiss made Best Cheap Replica Watches 2023 are of high quality. Wish you find your perfect replica watches here.

A zona turística compreende dois edifícios, um destinado a bar/restaurante, dotado de infraestruturas de apoio ao cais fluvial e outro destinado a quiosque de apoio às zonas de lazer. O edifício do Bar/Restaurante encontra-se construído sobre uma estrutura de perfis metálicos assente em estacaria de concreto armado. O acesso ao edifício efetua-se por um passadiço largo, que desemboca numa área de esplanada pavimentada tipo deck, tirando partido do magnífico cenário do Douro que se oferece a toda a largura do horizonte visual.

Esta esplanada, bem como o edifício, é circundada por um passadiço curvilíneo que efetua a ligação entre o cais fluvial e o cais turístico e que se constitui também como parte integrante de um percurso de regularização pedonal que permite desfrutar desta majestosa paisagem. Junto ao topo Poente daquele passadiço localiza-se um segundo edifício denominado Quiosque de Apoio, cuja funcionalidade poderá ser bastante polivalente: venda de jornais, revistas, ou centro de informação turística.

Procurou-se garantir uma solução arquitetônica contemporânea, mas com a tradicionalidade imanente à utilização dos materiais locais (pedra, madeira, etc.), em que a sua imagem apresenta um claro contraste entre a opacidade do muro do alçado principal, a abertura visual e a transparência para o Rio Douro, assumindo assim o caráter cênico de “esplanada sobre a água” que se quis transmitir.